quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rascunho: sexualidade e neurociência

A sexualidade, por uma questão de amadurecimento cerebral e hormônios, é despertada na adolescência pela sensibilização de neurônios, estimulada pelo estrogênio e testosterona.A influência dos genes e hormônios é fundamental para o interesse sexual, seja ele qual for, da formação de algumas áreas do cérebro. Estas determinarão mais tarde a preferência sexual, depois de amadurecidas na adolescência, pelo sexo composto na maioria das pessoas ou pelo mesmo sexo em algumas . Logo se esse caminho se revela na adolescência, mas já vêm desde a gestação, ele apenas é descoberto.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. "O cérebro em transformação" (2005).


RASTRO SEXUAL
O comportamento [sexual] desencadeado depende radicalmente de como essa região [hipotálamo] é ativada. O hipotálamo dos homens heterossesuais responde fortemente ao feromônio feminino EST (estra-1,3,5(10),16-tetrae-3-nol), um derivado do hormônio estrogênio. A mesma região do cérebro das mulheres heterossexuais reage ao feromônio masculino AND (4,16-androestadie-3-nona), que deriva dos hormônios sexuais masculinos. Como era de se esperar, o AND aumenta a excitação das mulheres e diminui a dos homens quando ambos são heterossexuais.
(...)
SEXO 'ERRADO'
Até algo tão fundamental como sentir-se homem ou mulher parece ser determinado pela biologia do cérebro. Ao examinar, em 2000, um grupo de 42 pessoas composto de homens e mulheres hétero, homo e transexuais, pesquisadores holandeses observaram um número duas vezes maior de neurônios no núcleo BST da via vomeronasal [receptor de feromônios ligado ao desencadeamento de reações fisiológicas no comportamento sexual] nas pessoas que se identificavam como homens em comparação às que se identificavam como mulheres - independentemente do sexo biológico, da preferência sexual e do fato de terem sido ou não tratadas com hormônios sexuais.
IDEM. "Entre iguais" (Revista Mente e Cérebro, Edição Especial nº 10 - 'A Trégua dos Sexos').

Nenhum comentário:

Postar um comentário